Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus+ SGQ/EQAVET Contactos
Institucional

E depois da EPHTL?

Empregador 28 jun 2023
Oferta Institucional

O final do percurso no secundário está prestes a finalizar falta apenas a conclusão do estágio curricular, após esta etapa, mais um ciclo de vida cumprido. 

Este artigo pretende uma vez mais esclarecer acerca das opções que estão disponíveis para prosseguir a carreira e/ou continuar o percurso académico.

Existem duas grandes vias: o prosseguimento de estudos e o ingresso no mercado de trabalho. 

Assim, e relativamente ao prosseguimento de estudos alertamos uma vez mais para os passos seguintes, quer a opção seja Ensino Superior, quer a opção seja CTeSP - Curso técnico superior profissional. 

 

Informações importantes: 

 

Ensino Superior 

 

1) Prazos de candidatura de acesso ao ensino superior?

A candidatura de acesso ao ensino superior realiza-se anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior, que decorre em três fases. Em 2023, o calendário é o seguinte: 

 

1.1) Concurso nacional de acesso ao ensino superior 

 

1.ª fase 

Realização: 24 de julho a 7 de agosto; 

Resultados: 27 de agosto. 

2.ª fase 

Realização: 28 de agosto a 5 de setembro; 

Resultados: 17 de setembro. 

3.ª fase 

Realização: 22 a 25 de setembro; 

Resultados: 30 de setembro. 

2) Como funciona a candidatura de acesso ao ensino superior? 

A candidatura a um curso superior é efetuada através do concurso nacional de acesso ao ensino superior, organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior. 

Este concurso decorre, anualmente, no final do ano letivo, em três fases (ver calendário acima). 

 

3) Quem se pode candidatar ao ensino superior? 

No regime geral, podem candidatar-se ao ensino superior, em 2023, os alunos que acumulem os seguintes requisitos: 

Tenham aprovação num curso secundário nas condições para prosseguimento de estudos, quando existentes, ou habilitação legalmente equivalente; 

Tenham realizado as provas de ingresso fixadas para o curso pretendido em 2020, 2021 ou 2022 e obtido classificação igual ou superior à classificação mínima exigida; 

Cumpram os pré-requisitos, caso sejam fixados; 

Tenham obtido uma classificação de candidatura igual ou superior à classificação mínima fixada pela instituição para o curso. 

4) O que são as provas de ingresso? 

No artigo anterior tratamos da questão da inscrição para os exames nacionais. Para maiores esclarecimentos acerca dos exames nacionais deverão aceder ao: https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaGeralExames2023.pdf. 

 

5) A quantos cursos se pode concorrer? 

Na candidatura de acesso ao ensino superior, cada aluno pode concorrer a um máximo de seis cursos, que devem indicar por ordem de preferência. 

 

6) Como se apresenta a candidatura? 

A candidatura de acesso ao ensino superior é apresentada online, através do portal da Direção-Geral do Ensino Superior, sendo necessário uma senha de acesso, que é pedida no próprio portal, na página Pedido de Atribuição de Senha (senha pedida na altura da inscrição aos exames nacionais). 

 

7) Como pedir a senha de acesso 

Depois de aceder à página Pedido de Atribuição de Senha, o aluno deve preencher a sua identificação, o e-mail para o qual pretende que seja enviada a senha de acesso e a escola onde deseja certificar este pedido, ou seja, entregar o recibo do pedido. 

Após submeter estes dados, o aluno recebe, no e-mail indicado, as instruções necessárias para confirmar o pedido de atribuição de senha e imprimir o recibo correspondente. 

O aluno deve entregar o recibo do pedido de atribuição de senha e a sua identificação na escola indicada, para certificar o seu pedido. Se o aluno for menor, o encarregado de educação tem de assinar o recibo. 

Feita a certificação do pedido, a senha de acesso é enviada para o e-mail indicado. 

O pedido de atribuição de senha deve ser efetuado, preferencialmente, durante o período de inscrição para a primeira fase dos exames nacionais, mas pode ser realizado até ao último dia de cada fase do concurso. 

 

8) Ficha ENES, o que é? 

Na Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) constam informações sobre as provas de ingresso válidas realizadas através dos exames nacionais, a classificação do ensino secundário e um código de ativação que é indispensável para validar a candidatura online. 

A Ficha ENES é requisitada na escola onde foram realizados os exames nacionais, depois da afixação das respetivas classificações. 

 

 

Curso técnico superior profissional – CteSP 

 

É um ciclo de estudos superior não conferente de grau académico, com 120 créditos ECTS e uma duração de dois anos, cuja conclusão com aproveitamento conduz à atribuição do diploma de técnico superior profissional. 

 

Condições de candidatura 

O ingresso nos cursos técnicos superiores profissionais realiza-se através de um concurso organizado por cada Instituição de Ensino Superior (IES), cabendo a esta fixar e publicar, em Diário da República, o regulamento com as condições de ingresso em cada um dos seus cursos técnicos superiores profissionais, em função da área de estudos em ele se integra, estabelecendo, nomeadamente, prazos e regras de inscrição/candidatura, critérios de classificação e de atribuição de classificação final, assim como definir a forma que deve revestir essa avaliação de capacidade, atendendo, necessariamente, aos conhecimentos e aptidões correspondentes ao nível do ensino secundário nas áreas relevantes para cada curso. 

Todos os documentos relacionados com a verificação da satisfação das condições de ingresso, incluindo eventuais provas escritas efetuadas pelo estudante, integram o seu processo individual. 

 

Algumas Instituições de Ensino Superior parceiras da EPHTL que podem ser consultadas para a frequência de CTeSP’s: 

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril – https://www.eshte.pt/pt/artigos/ctesp. 

Instituto Politécnico de Leiria – https://www.ipleiria.pt/estudar/cursos/tesp/ 

Instituto Politécnico de Santarém - https://www.ipsantarem.pt/cursos/ 

Universidade lusófona - https://www.ensinolusofona.pt/pt/candidaturas/ctesp 

Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (Odivelas) - https://www.isce.pt/pt/estudar/ctesp 

Instituto Politécnico para a Lusofonia - https://www.ipluso.pt/ 

Instituto Superior de Gestão - https://www.isg.pt/?s=ctesp 

 

 

Mercado de Trabalho 

 

Após terminar o estágio curricular, muitos optam por ficar a trabalhar na entidade onde realizaram estágio, ou caso não tenha surgido essa possibilidade, iniciam a procura de um local para iniciar a sua vida ativa. 

Há várias formas de ficar afeto a uma entidade uma delas é auto propor-se a realizar um estágio profissional. Esta é uma excelente oportunidade para desenvolver maiores competências em contexto de trabalho. 

O estágio profissional, compreende uma bolsa de estágio durante um período de 9 meses, que varia conforme o nível de qualificação. Além disso, recebe ainda um subsídio de alimentação e terá um seguro de acidentes de trabalho. Para beneficiar desta medida, os interessados devem estar obrigatoriamente inscritos no centro de emprego e obter através do IEFP as informações necessárias para ingressar nesta modalidade. 

A elaboração do Curriculum Vitae (CV), é o primeiro passo para a candidatura a um emprego. Assim, se quiser realizar a sua candidatura espontânea deve enviar o seu CV e uma carta de apresentação, para que consiga demonstrar que é o candidato ideal de forma objetiva e sucinta, referindo sempre as suas motivações, interesses e ambições em relação à empresa. 

Saber ouvir é uma skills muito importante a desenvolver para entrar no mercado de trabalho. 

A EPHTL irá estar sempre a atualizar nas suas redes sociais e site ofertas de trabalho que vão sendo enviadas pelas empresas. Assim, como estará sempre disponível para apoiar os antigos alunos no seu percurso de vida.

 

A Psicóloga 

Adelina Isidoro