Escola Formação Alunos Comunicação Erasmus+ SGQ/EQAVET Contactos
marcamos a diferença

Como Fazemos

A METODOLOGIA EPHTL

A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EPHTL) destaca-se no panorama nacional e internacional pela qualidade da formação técnica e humana que transmite aos seus alunos, dotando-os das necessárias competências profissionais e sociais para o futuro, apostando no desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, através de trabalho colaborativo, que integra múltiplos saberes, e na capacidade de o comunicar aos outros.
Na EPHTL trabalhamos com os nossos alunos todas as suas vertentes, estimulando a vontade e o desejo de aprenderem e de se desenvolverem como verdadeiros profissionais e seres humanos plenamente integrados numa sociedade moderna e plural.


A LIGAÇÃO DA EPHTL AO MERCADO DE TRABALHO

Todos os cursos ministrados na EPHTL contemplam um período de Formação em Contexto de Trabalho (estágio) que permitirá ao aluno aplicar as suas aprendizagens à realidade da sua área de formação, desenvolver e aperfeiçoar competências, bem como consolidar a sua formação prática, sempre numa perspetiva de melhoramento e de adequação à realidade atual das diversas áreas profissionais e às exigências do mercado de trabalho.
A estreita ligação da EPHTL com o contexto laboral e a aproximação do ambiente escolar à realidade do mundo de trabalho, completam o projeto educativo da escola, que garante um acompanhamento permanente do aluno durante todo o seu percurso escolar.


DA TEORIA À PRÁTICA NA EPHTL

A combinação de uma metodologia de ensino que alia permanentemente a teoria à prática durante toda a formação, permite que os nossos alunos se diferenciem por uma sólida aprendizagem e preparação para o mercado de trabalho e/ou para o prosseguimento dos estudos a nível superior.
Na EPHTL o ensino é sustentado por projetos e experiências que transbordam para fora das salas de aula tradicionais.
Com espaços e equipamentos criativos destinados à prática simulada de cada um dos cursos, que recriam todo o ambiente e envolvente real da área de formação, os alunos desenvolvem as suas ideias e competências, explorando a sua criatividade e descobrindo de forma autónoma e/ou em equipa, todo o seu potencial.
Nos nossos laboratórios os alunos podem criar, experimentar, errar... voltar a criar, voltar a experimentar… ou seja, aprendem a fazer, fazendo!


OS APOIOS NA EPHTL

Os cursos ministrados na EPHTL são gratuitos, para todos os alunos.
Os alunos que se enquadrem nos Escalões 1 e 2 do Abono de Família promovido pela Segurança Social, podem beneficiar de apoio às visitas de estudo e candidatarem-se a uma Bolsa de Mérito.
Os alunos que se enquadrem nos Escalões 1, 2 e 3 do Abono de Família promovido pela da Segurança Social, para além do apoio às visitas de estudo e de se poderem candidatarem à Bolsa de Mérito, ainda podem beneficiar de apoio para os livros escolares.


AS PARCERIAS EPHTL

A implementação e o sucesso do projeto educativo da EPHTL assentam, fundamentalmente, nos protocolos e parcerias de colaboração estabelecidos com inúmeras entidades regionais, nacionais e internacionais, de grande prestígio e reconhecimento nas suas áreas de atuação.
Trata-se de um precioso conjunto de pequenas, médias e grandes empresas, do país e internacionais que colaboram com a EPHTL nas mais diversas iniciativas em prol de um ensino de excelência baseado em competências e vocacionado para o mundo globalizado do trabalho.


OS PROJETOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DA EPHTL

A EPHTL procura contribuir para o desenvolvimento de um espírito criativo em todos os seus alunos, incentivando a participação em projetos, concursos e atividades a nível nacional ou internacional.
Acreditamos que são estas experiências a base para o desenvolvimento das inteligências múltiplas de cada aluno, possibilitando simultaneamente um conhecimento alargado do mundo que nos rodeia, potenciando a aquisição de conhecimentos e experiências diversificadas que caracterizam os nossos alunos e a nossa metodologia de ensino.
 

OS PROJETOS ERASMUS+ DA EPHTL

A EPHTL desenvolve projetos internacionais no âmbito do Programa Erasmus+ desde 2007, estabelecendo parcerias com vários países europeus (Espanha, França, Itália, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Finlândia, Polónia, Croácia, entre outros), que têm permitido uma partilha de práticas inovadoras com vista à melhoria contínua do ensino e formação profissional dos nossos alunos.
Com estes projetos procuramos, continuadamente, contribuir para que os nossos alunos possam melhorar as suas competências, aumentar a sua empregabilidade e ganhar uma consciência cultural europeia, colaborando decisivamente para o seu futuro profissional mais abrangente.
 

 

A QUALIDADE EPHTL

A qualidade é um dos pontos fortes da EPHTL, tendo implementado um Sistema de Garantia da Qualidade, alinhado com o Quadro EQAVET e baseado na norma ISO:9001. O sistema de garantia da qualidade da EPHTL foi certificado em 2020 com o Selo de Conformidade do Quadro Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional (EQAVET).
O sistema implementado assenta num processo de melhoria contínua, contribuindo para a definição e sistematização de procedimentos escolares e administrativos, permitindo documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta formativa e a qualidade das suas práticas de gestão.